Familiares com problemas por uso de álcool

Familiares com problemas por uso de álcool

O consumo excessivo é a causa de preocupações, angústias e sofrimento para muitas famílias.

Bebidas alcoólicas: pais e filhos

Na relação entre pais e filhos, conversar sobre o consumo de álcool pode gerar várias situações de conflito. O medo de parecer ultrapassado ou conservador faz com que pais sejam permissivos em excesso. Por outro lado, os adolescentes têm certeza de que “nada vai acontecer” com eles. É necessário discutir os limites e estabelecer regras claras, mas jamais quando o adolescente estiver sob o efeito de álcool ou de outras drogas. Espere passar os efeitos para uma conversa séria e adequada.

Quais são os principais riscos associados à embriaguez entre jovens?​​

A embriaguez favorece a impulsividade e diminui a capacidade de julgamento. Esse conjunto de efeitos aumenta a chance do adolescente se envolver em comportamentos de risco para sua saúde e segurança. Os principais são brigas, acidentes e comportamento sexual de risco.

Afeto, atenção e diálogo são suficiente para lidar com a questão?

O relacionamento afetuoso e o diálogo são essenciais para a qualidade da relação entre pais e filhos. Um bom relacionamento diminui as chances do consumo de risco na adolescência. Porém, é muito importante que os pais estabeleçam limites claros e que não se comportem como “amigos”, acompanhando seus filhos na bebedeira e sim, assumam seu papel de cuidador.

Como estabelecer limites?​

O ideal é que os limites sejam frutos de acordos entre ambos. É importante que sejam apresentados claramente os motivos que justificam tais limites, por exemplo, os riscos associados à embriaguez. Lembre-se que a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibida por lei no Brasil. É importante determinar claramente as consequências no caso de quebra do acordo, mas as mesmas devem ser cumpridas para que os pais não percam o respeito dos filhos e sua autoridade (não confundir com autoritarismo).

“Faça o que eu digo e não o que eu faço”. Isso funciona?

Estudos mostram que a forma como os pais consomem bebidas alcoólicas influencia o consumo dos adolescentes. Os pais e demais familiares são modelos no processo de educação de crianças e adolescentes. Dessa forma, é importante que eles observem seus próprios comportamentos de consumo e mantenham coerência entre o que dizem e o que fazem. Pais que bebem para reduzir a ansiedade ou fazem uso em excesso de álcool “ensinam” aos filhos que este seria um comportamento aceitável.

Substituindo culpa por competência​

Se acontecerem problemas relacionados ao álcool é importante tratar a questão de forma assertiva. A busca por culpados ou questionamentos como “onde foi que eu errei?” podem surgir, mas devem ser rapidamente substituídos por questionamentos mais construtivos como “o que podemos fazer daqui para frente?”.

Conheça os livretos dirigidos a pais, jovens e cônjuges: 

Conversando sobre Drogas com Jovens

Conversando sobre Drogas com Jovens

Esta cartilha é direcionada a você que é jovem e está numa fase da vida de muitas escolhas a fazer e caminhos a percorrer. Neste processo, aparecem dúvidas sobre vários assuntos, entre eles o tema drogas, que é desafiador e merece ser debatido. Para esclarecer suas inquietações, esta cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada e embasamento científico, em linguagem simples e descontraída, que favorece a reflexão sobre o uso de álcool e outras drogas, bem como sobre outros comportamentos de risco no contexto de vida do jovem.

Conversando sobre Drogas com Pais e Responsáveis

Conversando sobre Drogas com Pais e Responsáveis

Esta cartilha é direcionada a vocês, que são pais, mães ou responsáveis por crianças, adolescentes e jovens, que procuram os melhores caminhos para educá-los, principalmente em relação a um tema tão complexo como é o uso de drogas. Para esclarecer sobre esse assunto, esta cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada e com embasamento científico em linguagem simples e descontraída, que favorece a reflexão sobre as relações entre pais/responsáveis e filhos e sobre a prevenção dos problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Conversando sobre Drogas com Cônjuges

Conversando sobre Drogas com Cônjuges

Esta cartilha é direcionada a vocês, casais, que vêm sofrendo com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e que buscam novos caminhos e alternativas para superar as dificuldades encontradas.Para esclarecer sobre esse assunto, a cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada, utilizando linguagem simples, que favorece a reflexão sobre o relacionamento dos casais e sobre o tema da prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.