Conceitos e Definições

Conceitos e definições

Saiba mais sobre diferentes termos usados para descrever os vários perfis de consumo de álcool, suas diferenças, similaridades e algumas questões científicas referentes a cada tipo de consumo. Aqui, você também encontrará mais informações sobre como muitas pessoas são afetadas pelo consumo, mesmo quando os sintomas ainda não estão presentes.

Consumo moderado

Este é um termo inespecífico de padrão de consumo e contrasta com o beber pesado. Ele sugere que “moderado” seja uma quantidade de álcool que não causa problemas. Algumas vezes, o beber moderado também contrasta com um beber mais leve.

Consumo controlado

Um padrão de consumo moderado como forma de evitar intoxicações e outros riscos. Este termo é especialmente utilizado quando não existe uma razão para se questionar a habilidade de se beber em um ambiente controlado todas às vezes em que se consome álcool, como no caso de pessoas que têm mostrado alguns sinais de dependência de álcool ou de algum outro uso prejudicial.

Uso abusivo

Refere-se ao consumo de álcool que resulta em problemas físicos e mentais. Alguns ainda consideram as consequências sociais dentre os problemas causados pelo álcool.

Dependência de álcool

É um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetitivo de álcool. Tipicamente, esses fenômenos incluem um forte desejo pelo consumo da bebida, dificuldades em controlar o consumo, uso intenso da substância mesmo sabendo de suas consequências nocivas, alta prioridade ao consumo de álcool em relação a outras atividades e às suas obrigações, aumento da tolerância aos seus efeitos e um estado de abstinência caracterizado por intenso desconforto físico e emocional na ausência da bebida.

Tolerância

É uma diminuição na resposta dos efeitos do álcool quando o indivíduo realiza seu uso contínuo.

Neste caso, são necessárias doses cada vez maiores para que o indivíduo alcance os efeitos experimentados inicialmente e que eram produzidos a partir de doses menores. Fatores tanto fisiológicos quanto psicológicos podem contribuir para o desenvolvimento da tolerância, a qual pode ser física, comportamental ou psicológica.

A tolerância é um dos critérios para o Transtorno por Uso de Substâncias (TUS).

Síndrome de abstinência

É um grupo de sintomas que ocorrem após a retirada de uma substância psicoativa, incluindo o álcool, quando esta é tomada repetidamente, geralmente por um longo período e/ou em altas doses. A síndrome pode estar acompanhada por vários distúrbios fisiológicos.

Dose Padrão ou Unidade de álcool

A dose padrão é uma maneira simples de você perceber a quantidade de álcool que está ingerindo. Ela mede a quantidade de álcool puro em um drink (dose). Uma dose padrão equivale a 8-10 gramas de álcool puro. Para saber o número de doses padrão que você está bebendo use esta fórmula:

Quantidade de doses em ml (volume) X porcentagem do volume de álcool (%) X densidade do etanol a temperatura ambiente (0,789)

Exemplo: 
500 ml de cerveja que possui 5% de álcool por volume.
(500ml X 5% X 0,789)/10 = 1,97 (aproximadamente 2 doses padrão)

Imagem de dose padrão

Abaixo veja mais alguns exemplos:

Referências Bibliográficas:

  1. Babor, T., Campbell, R., Room, R. and Saunders, J.(Eds.) Lexicon of Alcohol and Drug Terms, World Health Organization, Geneva, 1994. 
  2. World Health Organization. The ICD-0 Classification of Mental and Behavioural Disorders: Diagnostic criteria for research, World Health Organization, Geneva, 1993.